quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bob Burquist entra pro hall da fama e dedica seu primeiro premio ao Brasil



Troféu de Bob Burnquist
Foto: Cortesia Skatelab


Nesse último sábado, dia 4, o carioca Bob Burnquist recebeu uma das mais altas condecorações do skate mundial. Ele foi um dos skatistas homenageados no Hall da Fama do skate, na cidade californiana de Simi Valley, EUA, e em seu discurso dedicou o prêmio ao Brasil. “A gente batalhou muito pra 'tá onde tá'”, disse em português para a platéia, que tinha apenas o editor de fotografia da revista Vista, Flavio Samelo, como brasileiro.

O Hall da Fama foi criado em 2009 pela IASC, a Associação Internacional das Companhias de Skate, para assegurar que os skatistas lendários sejam reconhecidos pelas gerações futuras. Os indicados são votados por uma comissão formada por pessoas da IASC e da indústria.

Em 2009, os homenageados foram Bruce Logan, Tony Alva, Tony Hawk e Danny Way. Além de Bob, em 2010, foram laureados, Torger Johnson (morto num acidente de carro em 1983), Stacy Peralta, Steve Caballero, Eric Koston e Patti McGee, a primeira skatista a se profissionalizar.

Antes de viajar para os EUA para participar do evento, em visita à sede da ESPN em São Paulo, Bob disse que se acha precoce para receber o prêmio. “Ainda mais quando se está na ativa, tanta coisa acontecendo, vejo que tem muita coisa pra rolar. Mas a gente fica feliz, porque as pessoas já pensaram em mim assim, logo no segundo ano. Já sendo o primeiro brasileiro estando ali, muito legal.”

Bob também é o único brasileiro reconhecido no prêmio mais importante da comunidade do skate mundial, o ‘Skater of the Year’ da revista Thrasher. Em 1997 ele ganhou o troféu de Skatista do Ano, que tem mais importância que títulos de campeonatos mundiais. “Porque tem toda uma história, e é bem legal. Mas o caminho é esse, pra ter esse respeito. Porque quem vota são os skatistas, uma galera que entende. A conquista maior. Thrasher a gente sabe que não é fácil ganhar respeito da revista. Sempre foi tida como a bíblia do skate, aquela coisa toda. Pra ser votado, eu lembro que os skatistas do ano eram poucos, e quem tinha sido até então, era o John Cardiel, Tony Hawk, Danny Way, (Eric) Koston, só nomes assim. E como brasileiro, receber aquilo já em três anos, apenas, de skate nos EUA, já receber assim um prêmio desses... Até naquela época eu já achava prematuro. Eu ficava meio assim, acho que de repente eu tenho mais pra mostrar. Com uma realização dessa você fala, peraí, será que eu tenho tudo isso pra mostrar?", conta Bob, talvez sem entender ainda a dimensão que ele representa, mas que todas gerações já reconhecem sua importância.





Quadros representativos dos skatistas que ficarão no Hall da Fama
Foto: Cortesia Skatelab

Nenhum comentário:

Postar um comentário